COMO A DOR NA COLUNA ATRAPALHA O DIA A DIA

Trabalhar, dirigir, estudar ou ficar de frente a TV ou computador: o atual estilo de vida da sociedade faz com pessoas passem muito tempo sentadas.  É sabido que esses hábitos podem causar sérios males a coluna vertebral.


Então por isso vamos falar novamente nesta edição sobre como passar várias horas sentado pode prejudicar a sua coluna. Fique comigo durante este artigo!


Vamos entender o caso: a coluna lombar possui uma curvatura natural e côncava posteriormente chamada de lordose. Ao ficar muito tempo sentado, essa curvatura natural acaba sendo retificada, ou até mesmo invertida. 


Com o passar das horas, dias e semanas, essa retificação causa um estiramento excessivo em alguns ligamentos e uma sobrecarga posterior no disco intervertebral. Esse é um dos principais motivos para que as dores comecem a aparecer.


Manter a coluna em movimento é a chave para manter a coluna saudável. Caminhadas, corridas, andar de bicicleta, musculação e outras atividades físicas de intensidade moderadas ajudam no combate às sobrecargas que causam dor.


“Mas ok. Doutor, eu já estou sentindo dor! O que devo fazer?”


A primeira coisa a fazer é procurar ajuda especializada. Somente o fisioterapeuta especialista em coluna vertebral consegue, através de exames clínicos, analisar o seu caso e criar uma rotina terapêutica especifica para você. 


Normalmente, a maioria das pessoas costuma correr para medicamentos para combater a dor lombar, mas saiba que isso não trata a dor: apenas mascara os sintomas. Dores de origem mecânica devem ser tratados com o movimento!


Espero ter esclarecido um pouco das suas dúvidas! Qualquer coisa, fique a vontade para saber mais sobre as dores lombares no meu site ou meu instagram! Um grande abraço e até a próxima edição.