Como funciona o tratamento da Hérnia de Disco?

Como eu já falei em outros artigos por aqui, a hérnia de disco acontece quando o disco que se encontra entre as vértebras da coluna estão sobrecarregados e podem causar compressão da raiz de um nervo, por exemplo. Essa compressão geralmente cria dores irradiadas paras as pernas (no caso de uma hérnia de disco lombar) ou para os braços (no caso de uma hérnia cervical).


Dentro da fisioterapia podem ser usados diversos recursos para combater a dor e trazer de volta o equilíbrio e bem-estar da pessoa que tem hérnia de disco. Hoje quero falar um pouco sobre este tratamento com vocês, leitores da Expressão Livre.


O primeiro passo que tomamos, quando o paciente chega ao consultório pela primeira vez, é fazer uma avaliação especializada. Nela vamos entender as limitações de movimento do paciente e também entender quais movimentos ou situações amplificam ou diminuem as crises de dores geradas pela hérnia. Com os resultados dessa avaliação, decidimos qual é a melhor rotina terapeutica para esse paciente.


As técnicas de manipulação podem ser realizadas na coluna e servem para diminuir e elimiar as sobrecargas que estão sendo impostas à coluna. Esta técnica é particularmente indicada para quando a pessoa apresenta dificuldade para realizar determinados movimentos porque se sente ‘preso’.


Já a tração lombar e cervical são utilizadas para diminuir as sobrecargas do disco intervertebral, aliviando assim as dores e facilitando a regressão do mesmo. Ela é feita, aqui no meu consultório, com o uso de um equipamento super moderno e eficaz no tratamento: a mesa de Flexo-Distração.


O paciente permanece deitado durante o tratamento, e a mesa é capaz de ser ajustada à posição antálgica para que o tratamento seja completamente indolor. Com ela pode-se realizar manipulações diretas sobre o paciente sem riscos de lesão e deixando o tratamento mais confortável, pois não há a necessidade de realizar grandes alavancas para manipular. A mesa de Flexo-Distração promove um aumento no espaço do disco em altura, abertura do canal vertebral,  diminuição da pressão intra–discal, diminuição da protusão do disco, entre outros benefícios.


Após estas sessões de tratamento, é indicado que o paciente tenha uma rotina de excercícios para fortalecimento da musculatura que protege a coluna vertebral, continuando com sua qualidade de vida.