Dores por conta de um estreitamento dos canais da coluna? Sim, estamos falando da Estenose.

Já falamos por diversas vezes por aqui que a coluna vertebral é composta por diversas estruturas, dentre elas os ossos das vértebras, os discos intervertebrais e, por dentro dos orifícios dos ossos vertebrais, há também o canal medular com os nervos e as ramificações nervosas da coluna.  A estenose de canal medular é um estreitamento do canal medular, por onde passa a medula espinhal. Esse estreitamento pode ocorrer por diversas razões, gerando uma compressão nos nervos da região e isso resulta em sintomas para o paciente. 


Estenose é a denominação que se dá ao conjunto de processos do envelhecimento gradual que ocorre na coluna vertebral, processos esses que com o tempo podem gerar um estreitamento gradativo do canal medular e dos forames (local por onde saem os nervos que vão para os braços e pernas), podendo comprometer tanto as raízes nervosas como a medula espinhal. Muito comum em pessoas a partir de 60 anos, os sintomas da estenose medular incluem dor nas duas pernas, dor na coluna e em casos severos pode até levar à paralisia dos membros inferiores (pernas).  


Entre as vértebras da coluna vertebral, existem aberturas através das quais as raízes dos nervos espinhais passam na saída da coluna vertebral, chamadas forames. Estenose foraminal é uma condição na qual um ou mais dos forames se estreitam, interferindo ou comprimindo as raízes do nervo espinhal. Esse processo acontece de forma gradual, muitas vezes influenciado pela idade do paciente, além de hábitos de vida que podem favorecer uma sobrecarga na coluna, como sedentarismo ou passar muito tempo trabalhando carregando objetos pesados. 


A dor causada pela estenose foraminal pode incluir muitas das seguintes características: Dor irradiada para um dos braços, caso a estenose aconteça na coluna cervical. Dor irradiada para uma das pernas, para a coxa ou pé, caso essa estenose esteja acontecendo na região lombar da coluna vertebral. Nos dois casos, é importante ressaltar que a Estenose Foraminal sempre atinge apenas um lado, tanto do membro superior (braço) ou inferior (pernas). A Estenose Foraminal também pode causar formigamento e fraqueza destes membros em casos mais graves. 


A fisioterapia conduzida por um especialista em coluna é parte integrante e fundamental do tratamento conservador para estenose, bem como a prática de atividade física regular e exercícios específicos para este caso. No entanto, o melhor processo contra a estenose é iniciar a atividade física cedo, reduzindo as chances do aparecimento dessa patologia.


Não fique sentindo dores se você possui alguma dessas características. Procure por seu profissional de fisioterapia de confiança e inicie imediatamente uma atividade física, de preferência acompanhado por profissionais capacitados. Um grande abraço e até a próxima edição.