Ficar muito tempo sentado e as dores nas costas: qual a relação entre estes fatores?

Trabalhar, dirigir, estudar ou ficar na frente da TV: o atual estilo de vida faz com que as pessoas passem muitas horas sentadas. Você sabia que esse hábito pode causar sérios males à saúde da sua coluna?


Pensando nisso, hoje vamos falar sobre esse problema que você pode desenvolver por passar muitas horas na cadeira do escritório ou no sofá e como evitar que eles aconteçam.


Quando passamos muito tempo sentados, a musculatura que ajuda a estabilizar a coluna, como os músculos do abdômen e da região lombar, fica mais relaxada. Isso aumenta a pressão sobre os discos da coluna e o resultado são as incômodas dores nas costas. Adicionalmente, passar diversas horas sentado pode causar o estiramento prolongado dos tendões, o que também aumenta a dor lombar.



Como eu sempre digo, o segredo para uma coluna saudável é manter o corpo em movimento. Caminhar, correr, andar de bicicleta, fazer academia ou praticar algum tipo de atividade física de intensidade moderada, que fortalece as estruturas ao redor da coluna vertebral (reduzindo as chances das famosas dores). Além disso, a prática de esporte libera endorfina, hormônio ligado à sensação de prazer e relaxamento.


Mas e quando VOCÊ sente essa dor? Consigo dizer que a primeira coisa que o brasileiro geralmente faz é tomar um remédio para melhorar o sintoma. Aí que se deve ficar alerta, pois os remédios só mascaram a dor (o sintoma) mas não trata a causa dela.

Se essa terrível dor lombar (a famosa lombalgia) é de origem mecânica, o que devemos fazer para tratar corretamente o problema? ⠀

Minha primeira dica é que você deve procurar um Fisioterapeuta especialista em coluna para que ele te avalie e faça o diagnóstico correto, podendo assim traçar seu tratamento de acordo com a causa do seu problema. Não mascare sua dor!

Novamente, procure a orientação de um fisioterapeuta especialista em coluna e adote a melhor rotina terapêutica para a sua dor. Um grande abraço e até a próxima edição!